PRO-file Frederico Nolasco

Posted: Março 28, 2012 in Uncategorized
Esta semana, em PRO-file, apresentamos o Frederico Nolasco. 
Nome: Frederico Cardoso de Lemos Nolasco
AKA: Nolasco/ Fred / pigmeu
Data de Nascimento: 19/01/88
Nascido em Lisboa
Reside em Lisboa
Altura: 1,69 m
Peso: 74kg
Número na Camisola: 69 (alusivo à altura)
Posição em que joga: Mid-Fielder
Canhoto / Destro / Ambi-destro: Canhoto
Weapon of Choice: Basicamente todos os que experimentei até agora menos o meu. Posso dizer que o Brine Clutch, com o qual fiz umas jogadas, é de longe o que prefiro ou foi o Warrior Evolution? Já não me lembro.
Movimento preferido no Lacrosse: split dodge, roll dodge, body check
Inspiração: Vídeos de grandes tackles, moves e golos no youtube.
Algumas Perguntas 
Quando chegaste ao Lacrosse, eras muito provavelmente dos jogadores mais fisicos, achas que era influencia do Rugby que tambem praticaste? – Claramente, tenho o bichinho do contacto. Embora seja um gajo pequeno, sempre gostei de desportos com contacto físico. Tinha bastantes saudades de placar, como fazia no rugby, e quando cheguei ao Lacrosse tentei imprimir essa pica no meu jogo. O problema é que tenho também a tendência menos boa de perseguir o jogador (como se tem de fazer no Rugby), e tenho dificuldade em adoptar a defesa  de posição necessária para o Lacrosse. No que toca aos checks, que pouco têm a ver com as placagens de rugby, é necessário adoptar uma técnica específica para ser mais efectivo.
És um bocadinho baldas e tanto apareces, como, desapareces. Regressaste a Lisboa, depois de um Erasmus em Barcelona, será que é desta que vens mesmo para ficar no Lacrosse? – Definitivamente. Só quero, neste momento, arranjar um  stick diferente para competir de igual para igual. É bastante frustrante usar um stick com o qual não consegues sequer apontar uma porcaria dum remate. Aos treinos, vou sempre que posso. Por vezes tenho compromissos, outras estou magoado. Durante a semana treino Jiu-Jitsu, o que me tem garantido algumas lesões menores mas bastante chatas.
Em alguns treinos, tens sido o responsável pelo aquecimento. Vamos ver esse empenho a aumentar e ver que estás cada vez mais envolvido em ajudar a modalidade? – Claro que sim. O que é facto é que não conheço nenhuma equipa de jeito que não ofereça a devida atenção à preparação física dos seus jogadores. Aquecer e alongar é importante para prevenir lesões, ter melhor rendimento em campo e, claro, ficarmos mais rijos e resistentes. O que eu reparei que podia oferecer à equipa e que estava definitivamente em falha, era uma preparação física mais séria e completa. O Meneses, que teve uma experiência na tropa, vai-me ajudar a preparar uns exercicios para meter a malta toda com os bofes de fora!
Para muito breve, vais começar a ter jogos de Lacrosse entre os Lisboa Viriatos e os Lisboa Gladiators, o que esperas desses jogos e em que medida achas que fazem falta? – Acho que a competição é essencial. Para nos desenvolvermos a todos os níveis, precisamos de aplicar o que treinamos em jogo real. Só assim nos podemos dar conta do que falha, o que funciona, o que tem de ser mudado e o que tem de ser mantido. Conhecem algum desporto colectivo que dê “pica” sem que haja competição? Eu não. Quem quiser treinar por treinar e mais nada, dedique-se à pesca!
Queres deixar uma mensagem? – Que venham experimentar este desporto incrível e dêem um descanço ao futebol… não deixem de jogar como é lógico, o futebol é um desporto do caraças, mas tentem variar um bocadinho! Experimentem coisas novas! É impressionante como neste país as pessoas parece que têm palas nos olhos que não deixam ver mais nada senão o desporto-“rei”. Na minha faculdade sou visto como maluquinho por jogar algo diferente, e a maior parte da malta só conhece o Lacrosse pelo American Pie e têm uma ideia bastante errada do desporto. Para além do mais, reparem que nos EUA o futebol já tem algum protagonismo, enquanto a Europa continua a dormir para os fantásticos desportos americanos. Acho que está na altura de abrir a mente, diversificar e aceitar a “invasão” de desportos diferentes!
Para a semana, mais um PRO-file, já sabes, sempre às quartas.
Comentários
  1. Rui Conde diz:

    Este homem é sem qualquer sombra de dúvida, a maior dor de cabeça de qualquer treinador…

    LOL

    Mas ainda se vai fazer jogador, EU ACREDITO!

  2. Também acredito, mas tem de mudar de Vileda….looool

Deixe uma Resposta

