O Juiz Decide – Faltas Técnicas

Posted: Dezembro 12, 2011 in Uncategorized

Por vezes, o simples facto de ser assinalada uma falta, leva a reclamações por parte dos jogadores. O que muitas vezes os jogadores não sabem, é a diferença entre as faltas, isto é, não é totalmente perceptivel aos jogadores que algumas faltas não são punidas com tempo de penalidade e consequentes situações de Man Down. É o caso das faltas de que falamos em seguida, as chamadas Faltas Técnicas explicadas na Secção 9 das Regras da FIL.

SECTION 9 TECHNICAL FOULS

Rule 50 The Penalty For Technical Fouls 

50.1 The penalty for a technical foul shall be as follows:

i) If the offending team has possession of the ball, or if the ball is loose at the time a technical foul is

committed, then possession shall be awarded to the opposing team at the point where the ball was when the foul occurred.

ii) If the opponents of the offending team have possession of the ball at the time a technical foul is committed, then the penalty shall be suspension from the field of play for 30 seconds for the player committing the foul.

50.2 If a technical foul occurs prior to the start of the game, or after the scoring of a goal or the end of a period, then his opponents are awarded the ball, as specified in Rule 34.1 iv).

If the technical foul occurs at some other time during the course of the game, but while the play is suspended, then the general rule rather than this exception shall apply.

Rule 51 The Nature Of A Technical Foul

51.1 Technical fouls are those of a less serious kind.

Any breach of the rules of play as set forth in this section shall be a technical foul unless that breach is specifically listed as a personal or expulsion foul in Sections 10 or 11.

Some of the technical fouls that require definition are listed below, but this section is not intended to be comprehensive and all-inclusive.

As regras que são referidas em seguida, abordam as várias faltas técnicas previstas nas regras da FIL.

Rule 52 Interference; Rule 53 Pushing; Rule 54 Illegal Pick; Rule 55 Holding; Rule 56 Kicking An Opponent’s Crosse; Rule 57 Handling The Ball; Rule 58 With-Holding The Ball From Play; Rule 59 Illegal Actions With The Crosse; Rule 60 Illegal Actions By Team Officials; Rule 61 Illegal Procedure; Rule 62 Stalling; Rule 63 Illegal Crosse; Rule 64 Illegal Equipment; Rule 65 Offside ; Rule 66 Thrusting Crosse At Face Of Opponent; Rule 67 Lateness

CONCLUSÃO:

A equipa que comete a falta em caso de a falta ser técnica, só sofre uma punição e esta é, no caso de ter posse de bola perder a mesma, no caso de bola solta, a posse é entregue à equipa adversária e apenas no caso em que comete uma falta e não estando de posse de bola, cumpre uma penalidade temporal de 30 segundos, isto se, durante o periodo de tempo em que os árbitros dão a lei da vantagem, a equipa que sofreu a falta não consegue marcar um golo, caso exista um golo após a falta técnica, essa falta é «apagada», «esquecida» e o jogo reinicia normalmente.

Anúncios
Comentários
  1. Há alguma penalidade que acabe com um golo na FIL ou isso só acontece quando há um golo durante “slow whistle” numa falta técnica?

  2. lisboalax diz:

    Não sei se percebi a pergunta.

    A palavra «acabar» é no sentido de invalidar?
    Se sim, há um exemplo fácil de perceber. É marcado um golo mas, de imediato, o treinador da equipa que sofre o golo, faz um pedido de inspecção do stick ao jogador que marcou o golo, se os árbitros confirmarem o stick como estando irregular, o golo é automaticamente invalidado.

    Sobre o “Slow Whistle”. Por vezes, pode n haver tempo para o lançamento da Flag e no entanto um golo anula a falta, o que se percebe facilmente por este exemplo. Um jogador avança em velocidade para a baliza, recebe uma carga ilegal de um adversário, no entanto permanece de posse da bola e marca golo, digamos que tudo isto ocorre em 1 seg ou 2 seg no máximo. Não houve lugar a Flag, por falta de tempo para assinalar o “Slow Whistle”, o golo, é assinalado e n há lugar a penalidade.
    Se a carga ilegal ocorresse após o golo, o tratamento seria completamente diferente.

  3. Estava a falar das releasable e non-releasable

  4. lisboalax diz:

    Olá Eduardo

    Nas regras da FIL, não existeo conceito Releasable e Non-Releasable.
    Das primeiras vezes que assisti a esta indicação por parte dos árbitros em jogos do College, não percebi e também não entendia a sinalética, fui pesquisar e o que descobri, é que, este conceito de Releasable e Non-Releasable, é aplicado a uma falta em que o árbitro entende que deve penalizar com mais tempo, no entanto, como é sabido, as faltas estão escalonadas em tempos de penalização fixos de 30 seg, 1 min, 2 min, 3 min e 3 min com Expulsão de jogo.
    Uma falta com a indicação de Non-Releasable, é sempre cumprida a penalisação na integra, ou seja, em caso de ocorrencia de golo, o jogador, permanece na Penalty Box.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s