PRO-file Pedro Machado

Posted: Novembro 23, 2011 in Uncategorized

Esta semana, damos a conhecer um pouco melhor o Pedro Machado, um dos maiores responsáveis pelo crescimento do Lacrosse em Lisboa.

Nome: Pedro Miguel da Cunha Machado

AKA: Pedro

Data de Nascimento: 22-12-1991

Nascido em Lisboa

Reside em Lisboa

Altura: 1.70m

Peso: 64Kg

Número na Camisola: 23

Posição em que jogas: Ataque/Meio-campo

Canhoto / Destro / Ambi-destro: Destro

Weapon of Choice: Warrior Evolution

Movimento preferido no Lacrosse: Face Dodge

Inspiração: Ver Duke a dar coças a Syracuse!!!Paul Rabil, Mikey Powel, sobretudo ver filmes de lacrosse no youtube.

Algumas Perguntas

Tens muito provavelmente o melhor Face Dodge de Portugal, mas, ao mesmo tempo também te são apontados alguns erros de principiante que normalmente estão associados a excessos de confiança, como é que explicas que estejas no melhor e no pior? – Em qualquer desporto a falta de tempo treino é o maior inimigo, daí que devido à nossa situação actual com um treino semanal, erros básicos acontecem, não dramatizo, embora por vezes possa cometer erros, todos os cometem e o meu objectivo é sempre tentar melhorar.

Quando o treinador te chama a atenção para os teus erros, não gostas muito, tens problemas com a autoridade? – Nunca tive problemas com autoridade, sempre tive treinadores até aos meus 15 anos quando jogava futebol,  e sempre escutei quem tem coisas para me ensinar, por vezes simplesmente não temos paciência para ouvir, são situações pontuais.

Jogas Lacrosse faz mais ou menos um ano, quais as maiores diferenças que vês hoje, face ao dia em que te iniciaste? – São realidades completamente diferentes. No dia em que iniciei esta aventura, deparei-me com 6 pessoas na Expo, entre as quais uma rapariga. Não esperava encontrar tão pouca gente, esperava uma situação mais evoluída à semelhança das equipas amadoras de Futebol Americano, com mais gente, equipamentos, treinador, e toda uma simples estrutura de equipa. Óbvio que não tinha nenhum conhecimento sobre a situação do Lacrosse em Lisboa, portanto só podia mesmo imaginar o melhor. No entanto, e felizmente  essa situação inverteu-se e temos mais gente envolvida, balizas, um campo, uma estrutura informal que organiza e regula o Lacrosse em Lisboa, temos uma Associação oficial que nos vai dar muito mais força e ajudar-nos a conseguir maior influencia junto das entidades competentes. A maior diferença é o numero de jogadores, temos neste momento cerca de 30 em Lisboa e o número, embora com algumas oscilações, não pára de aumentar. Estamos a conseguir cativar mais pessoas a cada dia que passa.

 Quais te parecem ser as maiores prioridades para o Lacrosse em Portugal? – As maiores prioridades são sem duvida a captação de mais jogadores, a criação de mais equipas, e principalmente mais competições. Já temos a APL, já temos as bases, agora só precisamos de mais recursos para concretizar todos os projectos. Outra das prioridades é ter um centro de excelência para o Lacrosse, um campo com marcações, balizas fixas, etc, de modo a que a modalidade se fixe e não ande à deriva.

És das pessoas que se empenharam mais em fazer crescer o Lacrosse, porque é que abraçaste este projecto?  – Porque gosto muito de Lacrosse e quando ajudo sinto-me bastante realizado e com a sensação de dever cumprido nunca esquecendo que posso e podemos fazer mais e melhor. E quero que o desporto cresça, penso que toda a gente que se envolve neste projecto devia ter uma participação mais activa, porque ainda somos poucos, ou quase nenhuns em comparação com outras modalidades, e portanto as pessoas não deviam chegar ao Lacrosse e preocuparem-se apenas em jogar, porque ainda não há uma estrutura profissional que gere o Lacrosse de modo a que ninguém se tenha de preocupar com outros aspectos, ou seja, isto só vais crescer se todos ajudar-mos e dermos o contributo.

Na escolha de Capitães para o Draft e consequente divisão de Lisboa em 2 equipas, ficaste em 3º.  Será que te vamos ver como Capitão de uma 3ª equipa num próximo Draft? – Não sei, um Draft depende de votos, portanto não vale a pena especular. Tenho a ambição de um dia ter uma equipa mas não por um Draft mas por iniciativa própria e esse dia ainda está longe de chegar. A minha ambição é aumentar o numero de equipas para haver mais competições e mais jogadores e entusiastas, mas isso não acontece de um dia para o outro, não podemos dar passos mais longos que a perna.

Queres deixar uma mensagem? – A mensagem que quero deixar é um pedido para que todos participem mais activamente no desenvolvimento do Lacrosse. Não é necessário uma participação 24h/dia, por vezes pequenos contributos podem ser muito úteis. Para me despedir faço um convite a toda a gente que nunca experimentou Lacrosse para o fazer, e perceber porque este É O DESPORTO DOS GUERREIROS!

Para a semana, mais um PRO-file. Já sabes, sempre às quartas.

Anúncios
Comentários
  1. Isso de Puke dar coças a Syracuse… hum…

  2. Rui Conde diz:

    A minha explicação para os amuos é simples. Acho q qdo és chamado à atenção por alguma coisa q fazes mal, acabas confundindo o papel q tens na «estrutura» de Lisboa c o teu papel no campo enquanto jogador. Não me parece grave.

    Penso diferente de ti no q dizes sobre a criação de novas equipas. Acho a eleição de um Capitão, prestigiante e no q toca à criação de uma nova equipa, o mais dificil é encontrar um clube/campo, pelo q defendo o nascimento de mais e mais equipas num mm clube/campo, até pq, mais jogadores concentrados passa a dar força aos mesmos para justificar treinos nocturnos c os consequentes gastos em luz. Poucos jogadores e espalhados por vários clubes/campos, n justifica.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s