Era uma vez…

Posted: Outubro 3, 2011 in Uncategorized

 

O site LisboaLacrosse, está a fazer uma série de artigos com o objectivo de dar a saber a todos, de que forma o Lacrosse se iniciou em Lisboa. Sabemos que o Lacrosse já tinha feito algumas aparições em Carcavelos por iniciativa do St. Julians School, mas, essa história terá que ficar para depois, estamos ainda numa fase de confirmar alguns dados e algumas datas para fazermos o melhor registo possível dos acontecimentos, para já, damos um salto no tempo e vamos relatar de que forma apareceu o grupo que ganhou o nome de Lisboa Lacrosse.

 Parte 1

Decorria o ano de 2008, quando o Tiago Bernardo, encontra acidentalmente o Lacrosse na televisão, no canal ESPN, pelas suas próprias palavras, «Foi paixão à primeira vista! Ali estava um Desporto para “Gladiadores do século XXI”» este encontro acidental foi em Julho e a paixão, levou logo a que o Tiago fosse navegar na net na procura de Lacrosse em Portugal o que o levou a encontrar o blog http://ptlacrosse.blogspot.com da autoria do Francisco Fonseca de Coimbra.  

Depois de algumas trocas de mails em Agosto, o Tiago Bernardo fica a saber que em Setúbal, onde reside não existia Lacrosse e mesmo de Lisboa ninguém até esse momento tinha procurado o referido blog.

Alguém tinha que dar o primeiro passo e o Tiago meteu as mãos à obra. Em Agosto de 2008, compra um KIT de introdução ao Lacrosse que incluía vários sticks, bolas e até uma mini baliza, na esperança de conseguir envolver no seu sonho, alguns amigos com quem fazia desporto.  

Infelizmente, o KIT que tinha comprado, era mais destinado à introdução de crianças, dada a fragilidade do referido KIT e não teve o sucesso desejado junto dos seus amigos para desanimo do bem intencionado Tiago.  

O sonho do Tiago, ficava (para já) na gaveta.

No final de 2008, é Rodrigo Inglês quem ganha interesse pelo Lacrosse e pelas suas palavras, «num daqueles momentos de “nada para fazer” enquanto estava à frente do computador, não sei bem porquê mas veio-me a cabeça o filme American Pie e lembrei-me “vamos lá ver se isto se joga por cá…”. Iniciei a minha pesquisa e rapidamente me deparei com o blog do Francisco Fonseca. 

Com essa descoberta, acaba também por tomar conhecimento da existência do Tiago Bernardo, mas, só mais tarde, nos finais de 2009 se encontram pela primeira vez, nessa altura, também já tinham contacto com Henrike Diers, uma Alemã a residir no Estoril e que já tinha a experiência de jogar e promover o Lacrosse na Alemanha. Mais uma vez, foi o blog já referido que fez a união destes entusiastas, pois a Henrike Diers, procurou saber onde podia continuar a praticar Lacrosse em Portugal e foi o blog que lhe deu a saber da existência do Rodrigo Inglês e do Tiago Bernardo.

A primeira reunião deste grupo, aconteceu no dia 8 de Dezembro de 2009, marcando logo para o Domingo seguinte dia 13, o primeiro treino do qual existe registo em vídeo. A partir daqui, começam a tentar organizar encontros regulares de Lacrosse todos os Domingos na zona da EXPO por ser um local onde muitas pessoas praticam desporto e talvez dessa forma conseguissem captar mais interessados.

O KIT comprado em 2008 pelo Tiago Bernardo, volta a mostrar não ser o ideal o que leva a que o Rodrigo Inglês e o seu irmão, João Inglês, comprem os primeiros sticks e bolas de Lacrosse. Bastou ver a diferença dos equipamentos para que o Tiago Bernardo mais uma vez de forma bem intencionada, comprasse um conjunto de 6 sticks a pensar na captação de mais jogadores.

É também nesta altura que, o Rodrigo Inglês lança um site (ptlax.net que já não existe) e que a Henrike cria a página Lisboa Lacrosse no Facebook, com isso e com a promoção boca a boca, foram conseguindo ter um grupo mais ou menos regular de 6 pessoas, 4 rapazes e 2 raparigas.

Os contactos com Coimbra davam a saber que estes tinham tido já por diversas vezes ajudas da Federação Europeia de Lacrosse e também Lisboa consegue o mesmo em Abril de 2010 depois de um pedido efectuado pelo Rodrigo Inglês.

É nesta altura que por motivos profissionais e outros de carácter pessoal, o Rodrigo Inglês e o Tiago Bernardo se afastam temporariamente do Lacrosse e deixam de ser presença regular nos treinos de Domingo, ficando a Henrike Diers a agendar os treinos pelo Facebook.

Agradecemos a preciosa colaboração do Tiago Bernardo, do Rodrigo Inglês e da Henrike Diers, pois, sem os seus testemunhos, não seria possível contar em pormenor esta fase do Lacrosse em Lisboa.

 Na próxima semana teremos mais para vos contar sobre o inicio de Lisboa Lacrosse.

Não percam a continuação desta história.

info: lisboalacrosse@gmail.com

Advertisements
Comentários
  1. Rui Conde diz:

    A estes «pioneiros» dou os Parabens e agradeço a sua iniciativa.

  2. Subscrevo o comentário do Rui!

  3. acho que o american pie esta de parabens, nem imaginam a importancia que tiveram 🙂

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s